quarta-feira, 27 de maio de 2009

Bolt de Pequim valeu 50 vezes o investimento


A melhor publicidade é a que promove sem ser publicidade. Se não for fruto de grandes investimentos, estamos perto da situação ideal. Foi o que aconteceu com o sucesso de Usain Bolt nos Jogos Olímpicos de Pequim, no ano passado.

O jamaicano, com o fantástico desempenho nos 100 metros e também pela forma como o festejou, deu uma extraordinária exposição a uma das marcas que o patrocinam - a Puma. O momento foi calculado, pelos especialistas em publicidade, em 250 milhões de euros. Um fantástico negócio, se se levar em conta que é cerca de um milhão de euros anuais que o caraíba recebe da empresa e que a ligação leva cinco épocas.
O sucesso do terceiro maior fabricante desportivo mundial num evento com o qual não tinha ligação empresarial criou azedumes a um concorrente (Adidas) que investiu, de forma directa, 60 milhões de euros na competição e que é patrocinador oficial do Comité Olímpico Internacional (COI).

A forma e os largos minutos como Bolt mostrou ao mundo os seus sapatos de bicos colocou o presidente do COI, Jacques Rogge, tão maldisposto que criticou os preparos do homem mais rápido de sempre durante a volta de honra, considerando que desrespeitou os adversários. Provavelmente não era a sensibilidade dos atletas que correram os 100 metros que o dirigente belga queria aconchegar, mas a de quem injecta muitos milhões no seu movimento.

Já o homem forte da Puma, Jochen Zeit, o mesmo que, quando Bolt tinha 17 anos, lhe colocou na frente um contrato de patrocínio, explicou que o que se passou naquele dia histórico foi natural. "Foi um acto de pura alegria", disse, confessando que também foi de reconhecimento: "Ele [Bolt] disse-me: fi-lo por ti, para te agradecer o apoio". Zeit reconheceu ainda que a "explosão" de Bolt em Pequim é uma eterna mais-valia: "Foi história e ficará para sempre ligado à nossa marca.

Não há dinheiro que pague isso." A Puma, refira-se, tem feito de Bolt a sua imagem de marca desde esse mês de Agosto.

fonte: ojogo.pt

1 comentário:

joaquim adelino disse...

Parabéns pelo post.
Muito interessante.
Estava difícil entrar.
Abraço.

Os comentários são sujeitos a validação, todos os comentários anónimos ou não que sejam difamatórios, injuriosos e atentatórios da boa imagem dos visados não serão publicados.