quarta-feira, 27 de maio de 2009

Peregrinação de Alverca a Fátima em dois dias


Grupo Desportivo dos Bombeiros Voluntários de Alverca (BVA) promoveu, no fim-de-semana de 9 e 10 de Maio, a III Edição da Peregrinação a Fátima em corrida, este ano num percurso dividido em quatro etapas (a primeira edição foi dividida em seis e a segunda em cinco). Face às características rígidas do percurso, foram apenas três os atletas que cumpriram o objectivo. José Pajinha, José Neto e José Valentim foram os responsáveis pelo feito, ao completarem em dois dias os 112 quilómetros que separam o Santuário de Fátima da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Alverca.Tratando-se de um desafio exigente, a concretização do objectivo só foi possível graças a uma boa preparação física e psicológica por parte de quem participou nesta corrida. "Temos que conhecer muito bem o nosso corpo, saber se o corpo e a mente estão preparados para resistir a 60 quilómetros de corrida por dia. Por isso, só os corredores experimentados devem fazê-lo, estes não são desafios para atletas que não sabem o que é uma maratona", explica José Neto em declarações a um jornal local.
Este ano o percurso foi dividido em quatro etapas: De Alverca a Virtudes (31 km em 2h52m), de Virtudes a Santarém (21 km em 01h10m), de Santarém a Alcanena (35 km em 02h24m) e de Alcanena ao Santuário de Fátima (02h24m), gastando, portanto, 10h20m na totalidade dos 112 quilómetros. Uma tarefa nada fácil que, por vezes, só se consegue com algum espírito de sacrifício. "O corpo a partir dos 20 quilómetros tem uma reacção totalmente diferente do que a partir dos 15. Fazer uma hora de corrida é bastante acessível a qualquer atleta que treine uma hora por dia, mas fazer 30 quilómetros já não pode ser para alguém que treine apenas uma hora diária.

A pessoa tem que ter uma mentalidade já muito trabalhada ao nível do esforço e do espírito de sacrifício", reconhece José Neto, que aos 52 anos conta com várias maratonas e, por isso, já habituado a estas andanças.


Ao espírito de sacrifício junta-se o espírito de equipa e solidariedade, factores determinantes para quem corre longas distâncias pensando em acabar o percurso e pondo de parte a ideia de desistir. "Tivemos o apoio de atletas e amigos mas, devido às características do percurso com distâncias muito longas, fizeram apenas alguns quilómetros", relata José Pajinha, Director da secção de atletismo do Grupo Desportivo dos BVA.Para o próximo ano, José Neto aponta como objectivo correr os 112 quilómetros em apenas um dia. "Se houver condições físicas e psicológicas, o objectivo será irmos de corporação em corporação de bombeiros, provavelmente Alverca / Vila Franca de Xira / Azambuja / Cartaxo / Pernes / Alcanena / Fátima. É perfeitamente viável". conclui.

Sem comentários:

Os comentários são sujeitos a validação, todos os comentários anónimos ou não que sejam difamatórios, injuriosos e atentatórios da boa imagem dos visados não serão publicados.