domingo, 21 de outubro de 2007

Maratona do Porto

Queniano Kimutai e Marisa Barros foram os vencedoresO queniano Kipchom Edwin Kimutai, foi o grande vencedor da 4ª edição EDP-Maratona d Porto, com o tempo de 2h15m12s, deixando o seu compatriota Thomas Kipkosgei, a mais de cinco minutos.
De referir que Edwin Kimutai, já tinha vencido no ano passado ano a Maratona de Kosice e obteve o terceiro lugar na Maratona de Leningrado.
No sector feminino destaque para o excelente triunfo de Marisa Barros, que fez estreia neste tipo de corrida, estreou igualmente a camisola da Açorena, e conseguiu mínimos para os jogos Olímpicos. O que se pode chamar uma estreia em ... cheio, numa prova em que deixou para trás atletas com a categoria da polaca Karolina Jarzynska (3ª na Meia Maratona da Polonia 07; 3ª Meia Maratona de Varsóvia) e também a Belga Chantal Xhervelle.
Esta Maratona do Porto teve a presença de 8.500 participantes, que ao longo do espectacular traçado, receberam aplausos dos muitos milhares de pessoas que se estendiam ao longo do percurso. Manhã de sol, com muito calor, criou algumas dificuldades aos atletas que, para esta época do ano, não esperavam tal "calor".
De salientar a presença de Vladimir Felix, vereador do pelouro de Educação e Ciência da Câmara Municipal do Porto, do engº Machado Vaz da EDP, do dr. Domingos Gomes, de Cândido Barbosa, António leitão, Albertina Dias, Aurora Cunha, entre outros.António Salvador faz um brilhareteAo conseguir o terceiro lugar deixando atrás de si alguns atletas do Quénia, António Salvador conseguiu sem dúvida alguma um autentico brilharete, pois com aquela qualidade de atletas presentes, melhor era praticamente impossível. No final o corredor que se mudou para a equipa do Cyclones Sanytop, era um homem muito satisfeito pela forma como tudo decorreu, e.. "fazer parte do Pódio da Maratona do Porto, é coisa que não se consegue todos os dias", António Salvador, visivelmente agastado pelo esforço dispendido, mas muito satisfeito diria: "Tentei não forçar muito desde inicio, fui recuperando, ultrapassei alguns atletas de nomeada e só depois com o aproximar do final, então percebi que poderia chegar nos primeiros lugares e forcei um pouco e ... consegui".
Afinal "Deus" estava lá!Marisa Barros com grande vitória em dupla estreiaMarisa Barros, foi a brilhante vendedora da Maratona, num dia em que a atleta muito dificilmente vai esquecer, e tem grande motivos para isso. Senão vejamos:- Fez a sua estreia em prova de Maratona- Correu pela primeira vez com a camisola da Açoreana- Conseguiu mínimos para os olímpicos - Teve a "mãozinha" de Deus, como quem diz Fernanda Ribeiro.Vamos aos pormenores. No dia da apresentação da Maratona, onde esteve presente a vencedora da Maratona, disse que para além das estreias, iria necessitar de bom tempo, e da ajuda de Deus.
As estreias correram bem, o S. Pedro (proporcionou uma linda manhã) e Deus deu realmente uma mãozinha. Um "Deus" chamado... Fernanda RibeiroEstava a poucos quilómetros do final e Marisa Barros era uma atleta que acusava em demasia o esforço dispendido, e a sua força anímica não era das melhores. Mas passou a correr a Meia Maratona, Fernanda Ribeiro, passou pela sua "amiga" Marisa e agarrando na mão desta disse "vamos Marisa, vamos juntas", e naquele momento o sorriso alargou-se na face da atleta da Açoreana e lá foram galgando o percurso até final, terminando ambas ao mesmo par, e sagrando-se vencedoras das provas em que participaram", digam lá se foi ou não Deus, que passou por ali... naquele momento.No final, Marisa Barros teceu rasgados elogios à sua colega "espanhola" Fernanda Ribeiro, é assim o atletismo...
Classificações:
Masculinos:
1º Edwin Kimutai (Quénia), 2h15m12s;
2º Thomas Kiprosgei (Quénia), 2h20,00;
3º António Salvador (Cyclones Sanytop), 2,22,52;
4º Philip Kiproech (Quénia), 2,35,30;
5º Peter Kiptoo (Quénia), 2,25,53;
6º Peter Kemboi (Quénia), 2,29,19;
7º Baltazar Sousa (Açoreana Seguros), 2,31,01;
8º Nuno Romão (GDR Reboleira), 2,35,03;
9º Mário Barbosa (Liberdade), 2,35,59;
10º Luís Miranda (Toledo), 2,36,06.

Sem comentários:

Os comentários são sujeitos a validação, todos os comentários anónimos ou não que sejam difamatórios, injuriosos e atentatórios da boa imagem dos visados não serão publicados.