segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

O Santo São Silvestre

Ora cá está último dia do Ano, o dia de São Silvestre, com imensas provas a Ele dedicadas, pelo que, parece-me adequado fazer uma breve resenha.

Embora o seu nome se confunda com a própria história das corridas de fim de Ano, poucas pessoas sabem quem foi o Santo, cuja festa acontece no último dia do ano. Natural de Roma, São Silvestre foi papa e governou a Igreja de 314 a 355 d.C, ano em que morreu, exactamente no dia 31 de Dezembro. A Igreja Católica escolheu esta data para canonizá-lo.

Uma das grandes realizações do Papa Silvestre foi o concílio ecuménico de Nicéia, em 325, que definiu a divindade de Cristo.
Os feitos do santo do último dia do ano em defesa da fé não param. Com a ajuda do imperador, São Silvestre construiu as basílicas de São Pedro sobre o túmulo do apóstolo, a Lateranense _ que se tornou a residência dos papas e de São Paulo.

Sem comentários:

Os comentários são sujeitos a validação, todos os comentários anónimos ou não que sejam difamatórios, injuriosos e atentatórios da boa imagem dos visados não serão publicados.