domingo, 5 de outubro de 2008

RESULTADOS: 20.º Meia Maratona de Ovar



António Salvador (Cyclones) ganhou a 20ª edição da Meia-Maratona Cidade de Ovar, disputada na manhã de hoje. O atleta de 42 anos liderou a corrida desde o início, primeiro incluído num grupo atletas, dos quais se foi desfazendo ao longo do percurso, até ficar isolado. Cortou a meta com um tempo de 1:03:26, cerca de um minuto e meio a mais que o recorde da prova, que, desta forma, se mantém na posse de Luís Jesus, desde o ano de 1995.

É a terceira vez que António Salvador vence a Meia-Maratona Cidade de Ovar - vencera a 1ª, em 1989, e a 3ª, em 1991, ambas com as cores do Benfica.

Depois do 3º lugar alcançado em 2006 e do 2º em 2007, este ano, o já 'veterano' atleta conseguiu levar a melhor sobre a concorrência. "Queria muito ganhar em Ovar, porque tenho muito carinho pela cidade e sei que também a cidade tem por mim. O meu objectivo foi cumprido. Talvez os meus adversários não tivessem estado tão bem ou eu é que estive melhor", disse.

A verdade é que com menos de cinco quilómetros disputados, já liderava o grupo da frente. À medida que os quilómetros avançavam, António Salvador aumentava a distância para os perseguidores Yousef El Kalay (FC Porto) e José Ramos (Conforlimpa), acabando por cortar a meta com mais de 100 metros de vantagem sobre o portista, que bateu o seu recorde pessoal. Porque José Ramos não aguentou até ao fim, o seu colega de equipa Eduardo Henriques, que vencera no ano passado, ficou com o último lugar do pódio.

No sector feminino, Inês Monteiro (Maratona) foi a melhor, cortando a meta com um tempo de 1:11:02 – o recorde continua a pertencer a Fernanda Ribeiro (1:09:19), desde 1998. É a quinta vitória da atleta da Guarda desde 2001. Desta vez, ficou à frente de Marisa Barros (Açoreana Seguros), em 2º, e Doroteia Peixoto (Açoreana Seguros), 3º classificada. No final, estava satisfeita com o triunfo, embora tivesse objectivos mais ambiciosos ainda: "Este ano estava em condições de bater o recorde da prova.

Não o consegui, mas ganhei, que era o meu principal objectivo".Quem também atingiu os objectivos traçados foi a organização, que, tal como desejara, conseguiu colocar na estrada cerca de cinco mil participantes, entre atletas na prova rainha (quase dois mil), caminheiros (o número de 2400 bateu o recorde de participação a este nível) e jovens na Mini-Maratona 'correr pela vida, não à droga' (mais de meio milhar). "Correu dentro das expectativas iniciais", comentou Luís Gama, presidente do clube organizador, o AFIS Ovar.

Fonte: Infordesporto

Sem comentários:

Os comentários são sujeitos a validação, todos os comentários anónimos ou não que sejam difamatórios, injuriosos e atentatórios da boa imagem dos visados não serão publicados.