segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Maratona do Porto 2012


Terminada a maratona do Porto, hora do  balanço com as  "desculpas" por não ter feito melhor :))).
Inicio com as condições metereológicas adversas, vento forte e frio, o que impossibilita a qualquer atleta, independentemente  do seu nível,  fazer um bom registo.
Fui para esta maratona com 65,5kg, o que é acima do meu peso para a maratona, 62kg. O facto de ter estado alguns meses parado, de Outubro  de 2011 a Março de 2012, também não foi saudável. Nesta janela de tempo ganhei nada menos que 8 kg, o que para mim é um exagero, pois é me difícil perder o peso.
Após o tiro de partida, iniciei com um ritmo bastante controlado. Passei à meia maratona com 1h18m, dentro do que tinha planeado. Ia bastante descontraído e com vontade de aumentar o ritmo. Ao passar o quilometro 32, aumentei o ritmo e até ao 36 km, quando a cabeça não tem juízo o corpo é que paga!!!! A previsão de chegada  à meta era de  2h35m, o ideal para o treino realizado. As contrariedades chegaram  ao  quilometro 36, comecei a quebrar  e a sentir algumas dores nos gémeos. Terminei um bocado debilitado mas contente por mais este objetivo conseguido, com 2h40m06s na 16.º lugar da geral.
No final da maratona, a 1.º e 2.º mulher ainda me apanharam!!!!


O espírito da maratona é sofrer   no decorrer da prova e quando se passa a linha da meta  pensasse logo na próxima maratona.
Transcrevo algumas paravras que li no livro de Dean Kanarzes: Cruzar a linha de chegada de uma maratona pela primeira vez é um momento com consequências para toda a vida. Ao fazê-lo, prova-se algo para sim mesmo que jmais será tirado. Deixa o evento com sinais evidentes de que se é forte, jovial e corajoso. Uma coisa é imaginar que se tinha capacidade para correr uma maratona; outra bem diferente é saber por que o fez.
As primeiras maratona são imensamente desafiadoras, até mesmo para os corredores mais talentosos. Quarenta e dois quilometros são um longo caminho a percorrer, para qualquer pessoa. A partir do momento em que se é capaz de assumir e superar um desafio de tais proporções, os benefícios são certos - na forma de confiança, respeito próprio e coragem, e nunca desaparecem.....
Agradeço todas as palavras de encorajamento de todos os amigos e conhecidos.
 Até à próxima maratona....
Para a 10.º Maratona do Porto, já estou inscrito!

4 comentários:

António Almeida disse...

Parabéns Romão, mesmo com as limitações uma boa classificação, decerto entre os melhores portugueses.
Curioso que a tua melhor marca foi numa maratona durinha (Lisboa2007).
Abraço,
António Almeida

Nuno disse...

Obrigado Antonio, curiosamente hoje no treino matinal, estava a pensar nesse facto. O motivo desse tempo tem haver que essa maratona fui sempre acompanhado desde o inicio até aos 40km. Foi um ritmo muito controlado onde não houve exageros. As seguintes maratonas tive sempre momentos onde aumentei o ritmo em alturas que não devia. :)
bons treinos, abraço e até a proxima prova

Jorge Branco disse...

Grande prova campeão!

joaquim adelino disse...

568Grande Romão, excelente desempenho nesta Maratona, ainda me cruzei contigo quando cortei para passar pela Ribeira, vinhas muito bem e próximo do Paulo Gomes, que de resto virias a ultrapassar. Esta prova engana um pouco, é demasiado rápida na 1ª parte e depois pagamos no final da prova. Mas estiveste muito bem. Abraço

Os comentários são sujeitos a validação, todos os comentários anónimos ou não que sejam difamatórios, injuriosos e atentatórios da boa imagem dos visados não serão publicados.